sábado, 5 de agosto de 2006

tempus de guerras santas

O tempo tem sido rotulado por épocas marcantes na civilização. Desde a Idade Média, que o tempo tem sido secularmente denominado pelo contributo revolucionário que trás para a Europa. Tem sido o velho continente a catalogar o tempo-história do planeta. Anterior à Idade Média, outros tempos marcaram a história universal. A mesopotamia, pelos relatos bíblicos, albergou o berço da civilização actual e, hoje, é o berço da guerra universal. O Êxodo para a Terra prometida, Jerusalém, deu-se pela Guerra; A guerra contra a tirania e a escravidão levaram Moisés a protagonizar, em nome de Deus, a fuga do Egipto, o sacrifício pelo futuro e a partir em busca de melhor, para um povo que liderava. Era um líder espiritual que se tornou, necessariamente num lider politico.
A Palestina e Israel partilham um espaço bem vivo e polémico. É o centro do mundo religioso. A mesma fé foi levada aos quatro cantos do mundo com a palavra de discipulos mais ou menos "talhados" para o efeito. Foi a guerra religiosa que venceu os romanos com o tempo; Foi a guerra religiosa que encontrou sempre o espírito como estandarte para a ansiedade humana. Á história repete-se com homens diferentes mas iguais.
Será por acaso que Lúcia, uma pastorinha do tempo da 1ª guerra, conseguiu ter uma visão libertadora através da oração? O movimento religioso interpretou a mensagem como instrumento de arremeço do descontentamento geral de uma nação.
Será por acaso, que todas as televisões do mundo têm o seu correspondente em Itália, junto à clínica onde está hospitalizado o santo padre?
março 02, 2005

Sem comentários: